Detalhes do Case: Leo Madeiras



Case Leo Madeiras: redução de despesas e aumento da produtividade

 

Para impulsionar o projeto de expansão do negócio, a empresa desenvolveu um PDTI que contemplou a revisão da arquitetura de sistemas e a otimização de processos internos

 

Fundada em 1943, a Leo Madeiras evoluiu de uma loja na Rua do Gasômetro, em São Paulo, para a maior distribuidora de insumos para marcenaria, indústria de móveis e construção seca do Brasil, dispondo do maior estoque e variedade do setor, com mais de 15 mil itens ofertados.

A filosofia de trabalho da empresa está baseada na satisfação de seus clientes. Para tanto, procura garantir qualidade dos produtos, preços competitivos e ótimo atendimento, além de praticar uma política empresarial séria e consciente, reinvestindo os resultados no próprio negócio, buscando o crescimento sustentável e continuado, assumindo um compromisso com o meio ambiente e com a sociedade.

Uma rede pioneira no seu segmento de mercado, atualmente, a rede Leo possui mais de 70 unidades em operação no Brasil, presente nos Estados de Alagoas, Amapá, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo, Sergipe e Tocantins.

Metas da transformação

Em fase de expansão, a Leo Madeiras iniciou um projeto de revisão da arquitetura de sistemas. Para concluir esse processo, a empresa embarcou na busca por uma consultoria capaz de elaborar um diagnóstico do cenário em que viviam e com experiência para elaborar um Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI).

Após a contratação, a Lozinsky Consultoria desenhou a arquitetura de sistema e seus pontos de atenção e fez uma revisão para planejar ações relacionadas a infraestrutura, segurança da informação, telefonia, organização de TI, processos de sustentação e service desk, com a finalidade de otimizar recursos técnico e financeiros.  Além disso, foi realizado um diagnóstico que permitiu aos executivos da Leo uma visão profunda sobre a implantação do projeto SAP – Retail, que estava em fase de go live.

Como benefício, a Leo obteve sensível redução em despesas com telefonia; garantia de continuidade dos processos de negócios (contingência); aumento da estabilidade e da performance dos sistemas, redução de custos e esforços na gestão de demandas, de projetos e dos serviços de service desk.

Ações desenvolvidas pela Lozinsky Consultoria

• Definição da estratégia de TI (PDTI)

• Execução de estratégia de TI

• Coaching estratégico de TI

• Implantação de governança de TI

• Definição de roadmap de arquitetura de sistemas

• Execução de roadmap de arquitetura de sistemas

• Implantação de escritório de projetos (PMO)

• Implantação de processos de operação de TI (ITIL)

• Implantação de IT change management

• Diagnóstico e plano de ação - segurança da informação

• Diagnóstico e plano de ação - desempenho e capacidade

• Diagnóstico e plano de ação - continuidade e contingência

• Desenho de soluções de telecomunicações

• Dimensionamento do ambiente de tecnologia (ERPs)

• Migração de data centers

• Seleção de fornecedor - desenvolvimento e manutenção de sistemas

• Seleção de fornecedor - service desk

• Seleção de fornecedor - integrador ERP

• Seleção de fornecedor - A.M.S. ERP

• Seleção de Fornecedor - data centers

• Seleção de aplicativos - ERPs e sistemas especialistas

 




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