cases > Plano de TI construído sobre três pilares – experiência do cliente, expansão e eficiência

case

BIO RITMO

Plano de TI construído sobre três pilares – experiência do cliente, expansão e eficiência

Com PDTI para três anos, Lozinsky Consultoria apoia Smart Fit na expansão do negócio

Planejamento de TI envolve a mudança de sistemas core da empresa e o envolvimento de toda a organização na discussão sobre tecnologia

Alexandre Gregianin faz parte de uma nova geração de CIOs – aqueles que iniciaram a carreira em um universo corporativo ágil, competitivo e em transição para a era digital. À frente da TI do grupo Bio Ritmo, que engloba as academias Bio Ritmo e Smart Fit, ele sabe como a tecnologia pode impactar um setor em acelerada expansão e experimentação de novos modelos de negócio. Por isso, assumiu o desafio, em fevereiro de 2017, de gerir a área e liderar a construção de um  planejamento de TI, capaz de suportar o crescimento imediato – cerca de 30% a 40% ao ano – e futuro da organização.

Na nova função, Alexandre encontrou um departamento enorme e complexo, o que não foi uma surpresa. Antes de ocupar a posição, havia atuado como gerente de desenvolvimento de sistemas do grupo por cinco anos, acompanhando a transição de uma área pouco representativa na empresa para uma que precisava desempenhar um papel mais estratégico. Hoje responsável por uma equipe de 60 profissionais diretos, o executivo entendeu que, para desenvolver um plano diretor de TI (PDTI), precisaria agregar conhecimentos externos. “Conversei com colegas que me indicaram grandes consultorias, até que o atual CFO da empresa falou da Lozinsky. Eles entenderam o que eu estava procurando – um diagnóstico para identificar os gargalos, os problemas latentes, toda a cadeia de valor e o nosso diferencial”, conta o executivo.

Com a parceria estabelecida, a Lozinsky Consultoria iniciou a etapa de diagnóstico, que durou pouco mais de três meses, até julho de 2018, tendo como marco a entrega de um PDTI para o horizonte de três anos. Em outubro, a Smart Fit começou a implementar ações imediatas previstas no desenho da área, como a internalização da equipe de desenvolvimento de aplicativos, mantendo o acompanhamento de execução com a consultoria. O plano foi construído sobre três grandes pilares – experiência do cliente, expansão e eficiência – e a expectativa de Alexandre é que a estratégia se torne realidade dentro do período previsto, com a apresentação de resultados importantes em todas as frentes do projeto.

Mais do que a implementação de novas tecnologias, o desafio do CIO é disseminar em toda a empresa a visão estratégica em torno da TI, envolvendo as pessoas nessa discussão. E um dos primeiros passos para essa realização é a criação de um comitê de TI, cujo encontro inaugural ocorreu em dezembro de 2018. “Iniciamos vários projetos, entre eles a seleção de ERP para toda a América Latina. O fato de a Lozinsky ter feito o diagnóstico dá uma vantagem competitiva em relação a qualquer outra empresa, por já conhecerem o projeto e terem se mostrado flexíveis”, diz o CIO, observando a abertura da equipe da consultoria para adaptar o plano às necessidades específicas da Smart Fit. “Eu vim do mercado de desenvolvimento, com foco em software web, que é um mundo bem diferente daquele que estamos habituados a ver em uma TI corporativa. Mas o time da Lozinsky tem uma cultura de provocar, às vezes questionando o que ninguém quer falar. Mesmo assim, eles foram muito mais cuidadosos, comparando com outras consultorias”.

Para Alexandre, um trabalho profundo como esse afeta todas as áreas da companhia e tira as pessoas da zona de conforto, o que inevitavelmente traz dúvida e resistência. “A dor é normal. Chega uma consultoria e diz o que você precisa mudar, mas essa sensação vai sendo quebrada aos poucos, em especial quando os primeiros resultados aparecem e começam a fazer a diferença. Estamos conversando bastante com os times a fim de criar um espaço de discussão, sem nos prender a um ponto de vista enviesado. A consultoria traz esse ponto de neutralidade”.

A primeira entrega do PDTI está prevista até o final de 2018, com um projeto voltado a melhorar o atendimento e a experiência dos usuários internos com o service desk.

A Smart Fit inaugurou mais de 200 unidades somente em 2018, aproximando-se da marca de 600 academias em toda a América Latina.

outros cases

O impacto estratégico na seleção de software de solução fiscal

A parceria entre a Lozinsky Consultoria e a Creditas exemplifica como a escolha de ERP é um processo-chave na transformação de negócios, conferindo benefícios significativos à e...

leia mais

29 de novembro de 2022

Lozinsky Consultoria auxilia Sem Parar em ganho de escala e novo mindset de trabalho

Consultoria de negócios reestruturou, durante cinco meses, procedimentos internos e externos, focando a reformulação de contrato A Lozinsky Consultoria contribuiu com a expansã...

leia mais

13 de abril de 2022

Yamaha Motor fortalece seu plano de negócios com auxílio da Lozinsky Consultoria

Consultoria de TI colaborou na resolução de demandas de negócios da empresa A Lozinsky Consultoria construiu um Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI) com duração de ...

leia mais

12 de abril de 2022