Por Lozinsky Consultoria
O agronegócio é um dos pilares da economia brasileira, com participação de 24,8% no Produto Interno Bruto do País (2022). E há crescimento à vista: o PIB do setor deve saltar 10,5% em 2023, chegando a US$ 500 bilhões, estima a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil.
Diante desses números, dá para imaginar a tamanha responsabilidade que os líderes de tecnologia carregam dentro das organizações em que atuam. Esses desafios foram colocados na mesa por Sergio Lozinsky, no último dia 16, em um encontro com representantes do Uniagro, hub de CIOs do agronegócio. O sócio-fundador da Lozinsky desenvolveu o tema “O CIO e a TI eficiente e eficaz: o que fazer?”
“Na conversa que tive com os CIOs do Uniagro, ficou claro que os desafios e preocupações desse grupo não diferem muito dos demais setores. No entanto, pela importância do agronegócio na economia, e pelo momento muito favorável que essas empresas estão vivenciando, essas questões se ampliam”, diz Sergio Lozinsky.
Segundo ele, o fato de haver grandes investimentos em TI no agrobusiness traz uma expectativa natural de que a área tenha uma contribuição propositiva na alavancagem do negócio pela tecnologia. “Essa cobrança forçará o CIO a saber se posicionar nesse contexto como um participante relevante. Trata-se de uma oportunidade, mas também de um risco, por conta da velocidade e da autonomia que as áreas de negócios adquirem para tomar decisões que julgam importantes para os resultados da empresa, eventualmente avançando sem a participação adequada da TI”, analisa o consultor.
O conteúdo da palestra foi fechado ao grupo do Uniagro, mas você pode se aprofundar no tema a partir do artigo a seguir, escrito pelo nosso consultor sênior Enéas Rodrigues.
O Hub UniAgro é um grupo de empresas do agronegócio brasileiro, todas usuárias do ERP SAP, voltado para discussões de tecnologias SAP, tecnologias emergentes e inovações para o agro e seus processos de negócios. O grupo conta, atualmente, com 24 empresas, com um volume de faturamento bruto superior a R$ 80 bilhõe, mais de 25.000 usuários de TI e mais de 11.000 usuários SAP.