Cada organização tem a sua particularidade, no entanto, é possível reduzir gastos ao ajustar três aspectos essenciais para o funcionamento da área de tecnologia da informação
Uma das principais questões da TI é a constante pressão pela redução de custos, que pode se tornar ainda mais angustiante e desafiadora durante um processo de ajuste do negócio a novas realidades do mercado. Não existem regras definitivas e generalizadas para conduzir esse desafio dentro de uma organização, uma vez que toda empresa possui suas peculiaridades. No entanto, ao longo dos anos, atuei em diversas companhias e, assim, pude identificar três aspectos que sempre aparecem nos diagnósticos – e que devem ser otimizados para reduzir os custos de tecnologia. São eles:
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- Organização da equipe de TI: o conhecimento interno é muito valioso, por isso, a empresa precisa garantir que as pessoas estão sendo bem aproveitadas em oportunidades e novos projetos. Serviços operacionais, como suporte a sistemas antigos ou manutenção de tarefas consideradas commodities, podem ser terceirizados. Essa é uma maneira eficiente de diminuir desperdícios e evitar novas contratações, ao mesmo tempo em que profissionais experientes são alocados em atividades mais estratégicas.
- Obsolescência de equipamentos e infraestrutura: o valor de investimento para manter a arquitetura de TI atualizada pode ser crítico, especialmente no que diz respeito a máquinas, sistemas e bancos de dados próprios. Considerar opções na nuvem pode representar ganhos em diversas frentes: desde a redução de despesas, com a minimização em defasagem técnica, até ganhos contratuais, como na garantia de segurança da informação sempre atualizada, em função de backup, disaster recovery, proteção de dados e outros termos.
- Revisão de contratos: em média, uma empresa tem de 50 a 100 parceiros envolvidos no ecossistema de fornecedores da TI. A administração eficiente de contratos pode ajudar na conquista de boas negociações. Essa avaliação envolve renegociar escopo, sempre buscando opções que atendam às necessidades do negócio e com valor vantajoso, além de buscar por novas empresas que façam a manutenção e suporte de grandes ferramentas como ERP e, ao mesmo tempo, forneçam inovações.
Esses três tópicos auxiliam, mas não acabam com os desperdícios da TI. Cada CIO deve identificar, em sua organização, aspectos que podem ser aprimorados para minimizar os custos e melhorar os resultados da área.
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