Varejo digital: o impacto da inteligência artificial e do machine learning na vantagem competitiva

Ao integrar conhecimentos e diferentes ferramentas tecnológicas, torna-se mais fácil fazer uma previsão completa de toda a cadeia logística da empresa

Personalizar o atendimento, expandir as possibilidades de relacionamento com o cliente e, enfim, transformar a experiência do consumidor: esses desafios estão movendo as empresas do Varejo, nos últimos anos, levando à preocupação recorrente com a capacidade de inovar e competir. Além dos já conhecidos conceitos de omnichannel e beacon, outras tendências ganham espaço no segmento, a fim de otimizar a cadeia de suprimentos e refinar a estratégia de negócios. Entre elas, estão a Inteligência Artificial (IA) e machine learning, como aponta a lista de tendências tecnológicas para processos estratégicos, em 2018, do Gartner.

A realidade é que atividades como prever o número de vendas e a diversidade de mercadorias, assim como planejar alocação e distribuição de produtos nas lojas, ainda dependem de pessoas e planilhas. Por serem processos que demandam esforço e são altamente passíveis de erro, acabam por contribuir com problemas que impactam a gestão de estoque e vendas, com excesso de remarcações de preços, por exemplo, entre tantos outros aspectos. É justamente por facilitar essa operação e torná-la mais assertiva que os avanços de IA e machine learning estão ganhando a atenção do Varejo.

O campo de possibilidades é extenso. Com a integração de conhecimentos de engenharia matemática com big data, por exemplo, torna-se mais fácil fazer a gestão do negócio de acordo com a ciência dos dados, que pode fornecer informações críticas para o sucesso das empresas. Antecipar deficiências na distribuição de mercadorias e de futuras demandas permite maior robustez e precisão nas previsões de cálculo de vendas e estoque – considerando aspectos como embalagem, transporte, merchandising e outros.

O mercado brasileiro já conta com soluções que se integram às mais diferentes arquiteturas de sistemas. Na Lozinsky Consultoria, acreditamos que a necessidade de integrar ou extrair informações da base de dados é um desafio importante, assim como mudar os hábitos e a cultura dos usuários. O grande desafio é conseguir minimizar os riscos, para aumentar a confiança nesses sistemas, e, por fim, implementar soluções realmente inteligentes para a transformação das organizações varejistas.

*Texto originalmente divulgado na revista América Economia

artigo assinado por
compartilhe este artigo
Redes sociais Lozinsky Redes sociais Lozinsky

Qual o seu problema
de negócio complexo?

Conheça os desafios que motivam a transformação do seu negócio. E saiba como resolve-los,
nossos cases
Outros artigos
Estratégia e gestão de TI
https://lozinskyconsultoria.com.br/wp-content/uploads/2023/01/aldir.png

Círculo virtuoso dos negócios: se existe um Santo Graal corporativo, onde ele habita?

É fato que empresas buscam resultados financeiros. Mas também é verdade que finanças, operações e...

Leia o artigo
Transformação de Negócios
https://lozinskyconsultoria.com.br/wp-content/uploads/2023/01/sergio.png

Gestão de marca: o quanto o CEO pode – e deve – intervir

Qual o equilíbrio entre legado e renovação quando o assunto é gestão e atualização de marca? *Por...

Leia o artigo
Estratégia e gestão de TI
https://lozinskyconsultoria.com.br/wp-content/uploads/2023/01/fabio.png

As empresas estão correndo atrás da IA. Mas qual é o destino?

Depois de um momento de euforia, é hora de repensar a adoção da  inteligência artificial para fin...

Leia o artigo
mais artigos