Era digital: O relacionamento com o cliente além do Whatsapp

Pesquisas mostram que conectividade e mobilidade respondem às necessidades de interação e contato com o cliente; mas você está fazendo as perguntas certas?

A tecnologia e a comunicação estão no centro dos negócios. Duas recentes pesquisas divulgadas recentemente reforçam essa realidade. A primeira, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostrou que o acesso à internet via celulares aumentou, passando de 60,3% em 2016 para 69% em 2017; a segunda aponta que 35% dos micro e pequenos empresários usam algum tipo de tecnologia para aumentar as vendas, de acordo com um estudo do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).

Em resumo, com a expansão da mobilidade, os empresários querem chegar ao público-alvo por meio dos inúmeros canais de comunicação disponíveis. No entanto, o que esses dados não mostram é que simplesmente utilizar um aplicativo ou site para divulgar sua marca e seus produtos, ou para fazer a gestão do relacionamento com o cliente, não resolve completamente a questão. As empresas precisam construir uma solução de TI eficaz para colocar esses recursos a serviço do crescimento do negócio.

Leia também: Para criar uma empresa digital, é preciso, antes, uma transformação tecnológica

A resposta é desenvolver uma solução ágil, que passa por melhorias contínuas de acordo com as respostas do mercado, e pensada para atuar de forma colaborativa com os clientes. Assim poderá ser estruturada para ser sustentável, evitando ou minimizando problemas que impactam  o negócio.

É preciso considerar que iniciativas dessa natureza não devem ser desenhadas de forma isolada – somente por uma “área” ou por um “especialista”. Do contrário, esbarrarão na falta de autonomia para a resolução de problemas que envolvem diferentes setores do negócio.

Recentemente, meu colega e sócio-consultor da Lozinsky Consultoria, Enéas Rodrigues, escreveu um artigo explicando a importância de uma célula de inteligência na empresa, que seja formada por colaboradores de diversas áreas e até por profissionais externos. Essa abordagem é uma das formas de garantir que as perguntas corretas sejam feitas para a definição de uma solução abrangente.

A tentação de usar “algum tipo de tecnologia” – expressão usada em uma das pesquisas que citei – não responde a certas perguntas importantes, tais como:

  • É possível acompanhar como os clientes estão sendo atendidos?
  • Os cadastros dos clientes estão sendo atualizados adequadamente?
  • Os dados do cliente estão sob algum risco de segurança?
  • É possível extrair indicadores para medir os resultados práticos das iniciativas?

Essas são apenas algumas das reflexões que devem ser utilizadas para definir uma solução de TI capaz de direcionar a implantação de novas tecnologias e, também, de eventuais ajustes sobre tecnologias existentes para garantir integridade no processo e nas informações.

O fato de que novos dispositivos, cada vez mais inteligentes, ganham espaço no mundo corporativo é ótimo. O que se deve garantir é que essas ferramentas estejam adequadamente integradas na arquitetura de sistemas da empresa, e atuem com eficácia no suporte à estratégia dos negócios.

artigo assinado por

Ricardo Stucchi

Sócio-consultor
Mais de 20 anos de atuação na área de TI. Trabalha intensamente para dar respostas a problemas complexos dos clientes.
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