Jornada digital: os passos mandatórios para a transição

Entender que a tecnologia é um pilar para a transformação do negócio e elaborar um diagnóstico profundo da organização constituem o ponto de partida para qualquer mudança

Ao passo em que a era digital ganha contornos mais claros, desconstruindo os paradigmas de gestão dos negócios, líderes de empresas em diversos setores questionam: qual a melhor forma de direcionar recursos, esforços e investimentos em tecnologia da informação, a fim de apoiar, efetivamente, as estratégias e o crescimento da organização?

Essa não é uma pergunta simples de ser respondida, até porque as novas tecnologias e as oportunidades por elas criadas abrem inúmeras possibilidades. Por isso, antes de discutir transformação digital e melhoria de processos, precisamos falar de transformação de negócios. Planejar a jornada digital significa entender que a TI não é centro de custos, responsável apenas por manter os serviços que suportam o funcionamento da empresa. A tecnologia passa a estar definitivamente inserida no planejamento estratégico.

A transição para a era digital pede alguns passos mandatórios:

  • Diagnóstico da situação atual e visão detalhada dos passos a trilhar para os próximos anos, de acordo com a estratégia de negócios. Isso é fundamental para garantir que a empresa como um todo trabalhe em conjunto, buscando o mesmo objetivo. A estrutura de feudos precisa acabar.
  • Nesse cenário, ganha força o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), documento que define ações não apenas para que a TI continue funcionando, mas principalmente para preparar a jornada digital e priorizar os investimentos de forma que estejam alinhados com a estratégia e com as expectativas dos líderes de negócio.
  • As frentes de atuação desse plano passam pelo investimento na arquitetura de TI, maturidade de processos, transformação de modelos de negócios, busca por um maior nível de automação e compliance, governança, formação de um time preparado para lidar com as demandas atuais e futuras e gestão de projetos.

Na Lozinsky Consultoria, entendemos que cada empresa tem a sua cultura e, por isso, nossa abordagem é personalizada para os diferentes clientes e segmentos. Os conhecimentos das boas práticas e a experiência adquirida por nossa equipe garantem planos de ação com alto valor agregado e evidenciam o Retorno do Investimento (ROI) em TI, a otimização dos recursos e o aumento da garantia de entrega dos projetos estratégicos da área.

Você está pronto para essa transformação de negócio?

artigo assinado por
compartilhe este artigo
Redes sociais Lozinsky Redes sociais Lozinsky

Qual o seu problema
de negócio complexo?

Conheça os desafios que motivam a transformação do seu negócio. E saiba como resolve-los,
nossos cases
Outros artigos
Estratégia e gestão de TI
https://lozinskyconsultoria.com.br/wp-content/uploads/2023/01/fabio.png

Já é hora de voltarmos a falar em ter o próprio data center?

A decisão sobre como direcionar os desafios de armazenamento é uma escolha predominantemente técn...

Leia o artigo
Estratégia e gestão de TI
https://lozinskyconsultoria.com.br/wp-content/uploads/2023/02/Design-sem-nome.png

Metas não cumpridas: o que pode ter dado errado?

Em meio a números cada vez mais ambiciosos, o grau de insucesso aumenta. Mas nem sempre o erro es...

Leia o artigo
Estratégia e gestão de TI
https://lozinskyconsultoria.com.br/wp-content/uploads/2023/01/ricardo.png

Se a TI é estratégica, por que não é tratada como tal?

Espera-se que a área de tecnologia apresente grandes resultados com investimentos baixos. Mas ess...

Leia o artigo
mais artigos