Quais as práticas que sustentam uma grande ideia? Quais as variáveis que desempenham papel determinante no sucesso de um projeto?
Essas questões são essenciais para as lideranças, e mais ainda para a gestão de TI. Por mais que não faltem “gurus de mercado” vendendo respostas fáceis em cursos e palestras, não existe resposta única para nenhuma das duas. Por isso, é importante investigar cases de sucesso de áreas distintas, entendendo como cada profissional lidou com as peculiaridades e os desafios trazidos pelo problema que ele e sua equipe se propuseram a resolver.
Fizemos isso. Conversamos com executivos vencedores da premiação Executivo de TI do Ano, realizada anualmente pelo IT Forum, e perguntamos a eles “Qual foi, na sua visão, o diferencial que lhe fez conquistar este reconhecimento? Que projeto, meta ou atitude foi decisiva para a conquista?”.
O prêmio Executivo de TI do Ano reconhece o desempenho de lideranças de TI que encabeçaram projetos verdadeiramente transformadores e disruptivos. São 18 categorias, que vão de “Aumento de receita” a “Vantagem competitiva”, e podem abarcar temas amplamente discutidos, como cibersegurança, ou ter um foco bastante específico, como o trabalho de atração, capacitação e retenção de talentos.
Na fala dos executivos premiados, há um manancial de histórias ricas sobre o que fez a diferença para eles na concretização de seus projetos. Algumas delas você lê abaixo.
“Primeiro, preciso reconhecer todo o time da Ipiranga que, durante a pandemia, trabalhou fortemente para a concretização do Transforma TI. Ter um programa estruturado, com identidade visual e clareza de propósito, foi a partida para a conquista do Executivo de TI do Ano 2022. O programa #TransformaTI partiu do diagnóstico e análise de nossa estrutura e processos para entender como eram realizados os processos por coordenação e gerência. Identificamos as melhores práticas e revisamos as metodologias e processos. Foram criadas áreas como Gestão de Serviços, Tecnologia e Dados & Insight, e o modelo de atuação dos outros segmentos de tecnologia foi atualizado. Como resultado, os processos se tornaram mais claros e ágeis, de fácil entendimento e disseminação entre colaboradores.
Temos ainda uma bela e divertida caminhada pela frente, mas já somos vistos como parceiros das diferentes áreas corporativas e temos um time mais propositivo, atuando em sinergia com o negócio – e entregando valor.”
“A equipe de Tecnologia e Inovação da Seguros Unimed trabalha em colaboração e em total simbiose com as demais áreas da companhia. Essa integração nos possibilita compreensão profunda da atuação da empresa no mercado e suas prioridades e, assim, propomos soluções que contribuam tanto para alcançar as metas de negócios como para entregar a melhor experiência ao usuário dos serviços da empresa. Este prêmio não se refere apenas ao meu trabalho, mas ao empenho de todos em direção a um projeto 360° da seguradora.
O desenvolvimento e a implementação do projeto SuperApp, que rendeu o prêmio Melhor Executivo de TI do Ano, é a materialização desse esforço coletivo. Estimulando os colaboradores em torno de um desafio comum, a empresa proporcionou todo o suporte necessário para aprendizagem e troca de saberes. Como uma empresa cooperativista, incentivamos o diálogo, a diversidade de ideias, o foco no cliente e, essencialmente, a colaboração entre as pessoas. Essa diretriz estratégica é a base para insights valiosos para o alcance das metas da empresa.”
“A Líder investe em tecnologia, e nossos projetos são realizados por quem entende tanto de tecnologia como do nosso core business, que é a aviação. Por isso, eles são inovadores e bem aderentes à realidade da operação. São mais de 60 anos de história e nossos sistemas refletem toda essa experiência. No caso específico do Diário de Bordo Digital, que substitui os registros em papel de dados de voo e da situação técnica das aeronaves por registros digitais, o sucesso também veio de outros fatores, igualmente fundamentais: o forte engajamento da área, com a união do interesse, entendimento do processo e a implantação da tecnologia; e o apoio da superintendência da Líder.”
“Nossos times de loja inspiraram a criação de uma ferramenta que oferecesse simplicidade de operação, viabilidade financeira e experiência que garantisse alta taxa de conversão de venda. Qualquer colaborador de loja é capaz de operar a plataforma e produzir suas lives, mesmo com um smartphone intermediário. Os custos da plataforma são baixos, o que permitiu a utilização por todas as 467 lojas do grupo. Além disso, a experiência para o cliente é incrível.
O trabalho envolveu a participação de nossos times de Marketing, Laboratório Digital, Tecnologia, Operações, além do nosso parceiro na criação e construção da plataforma, a Cliqx. Mas atribuo a conquista, mesmo, aos times de lojas, que buscam incessantemente atender às necessidades dos clientes.”
“O trabalho em equipe foi fundamental para garantir o sucesso do nosso case. Desde o início, nossos times multidisciplinares tiveram uma sinergia completa e muita vontade de fazer acontecer. Essa atitude conjunta, orientada pelo mesmo propósito, foi decisiva para conseguirmos esse reconhecimento, além, é claro, da infraestrutura completa que pudemos usufruir, como um laboratório de desenvolvimento de soluções tecnológicas para atender às demandas e desafios na evolução do varejo, tendo sempre o consumidor como norteador das soluções a serem desenvolvidas. Foi um privilégio estar à frente dessa equipe hands-on e com mindset de inovação, características que estão no DNA da Lupo.”
“Tivemos coragem e ousadia em propor um projeto robusto para o Conselho de Administração e diretores, visando alcançar o objetivo estratégico de expansão com sustentabilidade, melhorando nossa oferta de produtos aos cooperados com eficiência operacional.
Adotamos trabalho em equipe em todas as etapas, contratando talentos e montando times adequados para o tamanho do desafio, com muita participação, engajamento e foco nos resultados. Foi um projeto de pessoas para pessoas, desde os envolvidos diretamente na transformação até aqueles para os quais os novos ativos estão sendo construídos.
A comunicação foi intensa, com feedback constante, escutatória para corrigir rota, ajustar as rotinas e melhorar o desempenho. Acredito em uma liderança com olhar para três dimensões: gestão de indicadores e resultados; desenvolvimento das pessoas; e transformação do ambiente, inquietação para fazer diferente. Um líder que consegue atuar com seu time nessas três dimensões certamente se diferencia, alcança resultados e mantém a equipe engajada.”
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