Consultor com mais de 30 anos de mercado destaca a colaboração como ponto forte do desenvolvimento de soluções para problemas complexos de negócios
Em mais de três décadas de atuação no mercado, Leopoldo Barros adotou a postura de jamais se fechar para o novo. Ao contrário, o que o move é a possibilidade de compartilhar experiências e, assim, manter o olhar aguçado para as necessidades presentes e futuras do mercado. Para ele, essa postura facilita a tarefa de desenvolver soluções para problemas complexos de negócios.
No quarto episódio da série “Voz da Lozinsky”, Leopoldo conta como sua trajetória o levou a cruzar caminhos e unir conhecimentos com a Lozinsky Consultoria. É uma história cheia de cases desafiadores e pontuada por visões profundas sobre o trabalho de um consultor.
Leia na íntegra aqui:
Como foi sua chegada à Lozinsky?
Leopoldo Barros: Conheci o Sergio Lozinsky há mais de 30 anos, quando trabalhamos lado a lado em uma grande consultoria por mais de 10 anos. Eu deixei essa empresa um pouco antes da venda da divisão de consultoria e fui convidado a atuar em dois clientes, um do ramo agrícola e outro de seguros. Nessa época, o Sergio já criava as bases que levariam à construção da Lozinsky Consultoria. Foi então que, em 2012, tive a oportunidade de integrar meu primeiro projeto de consultoria com a Lozinsky, voltado para uma usina de açúcar e etanol. E em 2015, participei de outro projeto, no ramo de seguros. A Lozinsky, então, já estava em crescimento persistente e me proporcionou diversas outras oportunidades ao longo da minha carreira.
Em termos profissionais, quais responsabilidades foram/são as mais desafiadoras como consultor da Lozinsky?
Leopoldo: O aspecto mais desafiador, mas também um dos diferenciais competitivos da Lozinsky, é investir tempo em conhecer muito bem o negócio do cliente, de modo a desenhar de forma personalizada como resolver os problemas de negócios, e contar com especialistas de TI capazes de propor soluções para eles, todas tecnicamente corretas e aderentes às suas estratégias de negócio.
Você pode relatar um case particularmente inovador ou complexo no qual você atuou? Qual era o problema e como foi resolvido?
Leopoldo: Um dos mais complexos foi de um grupo do setor de Saúde composto por uma operadora e vários hospitais, clínicas e laboratórios espalhados pelo interior de alguns estados brasileiros. Eles precisavam substituir o aplicativo da operadora, mas tinham dúvidas se o mercado tinha alternativas aceitáveis. Para ajudá-los a esclarecer e tomar a melhor decisão, conseguimos, em uma semana, escrever cerca de 300 requisitos funcionais aplicáveis a operadoras de saúde. Além disso, tratamos de solicitar e receber respostas sobre eles de dois fornecedores de sistemas. A partir daí, pudemos apurar as aderências por grupo de processo, montar a apresentação e ganhar a aprovação para fazer o projeto. Foi uma entrega grande e complexa em um tempo muito curto. Alguns meses mais tarde, outro grupo do setor de saúde surgiu com um briefing bastante semelhante e conseguimos apresentar respostas muito convincentes, que criaram uma relação de confiança e solidez que se mantém há anos.
O que o motiva a seguir trabalhando com a Lozinsky?
Leopoldo: Os projetos permitem trocas de informações muito valiosas, nas quais posso não só me atualizar em TI com os consultores da Lozinsky, como também passar conhecimentos sobre negócios nos quais tenho grande experiência, como seguros e agrícola.
Como você vê o cenário para a TI como ferramenta estratégica nos próximos anos no Brasil? Qual o papel da transformação digital nesse cenário?
Leopoldo: Percebo duas grandes mudanças. A primeira é no modelo de propriedade, pois cada vez mais as empresas estão sendo adquiridas por fundos de investimentos ou por grandes grupos empresariais, tornando suas gestões mais profissionais, ao mesmo tempo que os controladores precisam gerenciar seus investimentos à distância. A segunda é a necessidade de as empresas se manterem atualizadas em TI para ter competitividade e para garantir conformidade às boas práticas de governança. A Lozinsky tem um diálogo produtivo tanto com a área de TI como com o C-level de seus clientes, inclusive os gestores dos fundos de investimento.
Como você enxerga o papel do trabalho na Lozinsky Consultoria para o seu crescimento profissional pessoal?
Como uma empresa com potencial de conseguir clientes em negócios que são de meu interesse e permitir que eu possa contribuir na execução desses projetos. Além disso, a participação intensa de consultores muito experientes – característica do time da Lozinsky – permite um nível de qualidade de entrega diferenciado e um envolvimento muito próximo com os executivos dos clientes.
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