gestão de TI

Os diferenciais de quem transforma os negócios

Conversamos com seis vencedores do prêmio Executivo de TI do Ano 2022, realizado pelo IT Forum, para conhecer as propostas, os objetivos e as formas de trabalho dos projetos que, segundo a premiação, mais deram certo no ano passado

Quais as práticas que sustentam uma grande ideia? Quais as variáveis que desempenham papel determinante no sucesso de um projeto? 

Essas questões são essenciais para as lideranças, e mais ainda para a gestão de TI. Por mais que não faltem “gurus de mercado” vendendo respostas fáceis em cursos e palestras, não existe resposta única para nenhuma das duas. Por isso, é importante investigar cases de sucesso de áreas distintas, entendendo como cada profissional lidou com as peculiaridades e os desafios trazidos pelo problema que ele e sua equipe se propuseram a resolver.

Fizemos isso. Conversamos com executivos vencedores da premiação Executivo de TI do Ano, realizada anualmente pelo IT Forum, e perguntamos a eles “Qual foi, na sua visão, o diferencial que lhe fez conquistar este reconhecimento? Que projeto, meta ou atitude foi decisiva para a conquista?”.

O prêmio Executivo de TI do Ano reconhece o desempenho de lideranças de TI que encabeçaram projetos verdadeiramente transformadores e disruptivos. São 18 categorias, que vão de “Aumento de receita” a “Vantagem competitiva”, e podem abarcar temas amplamente discutidos, como cibersegurança, ou ter um foco bastante específico, como o trabalho de atração, capacitação e retenção de talentos. 

Na fala dos executivos premiados, há um manancial de histórias ricas sobre o que fez a diferença para eles na concretização de seus projetos. Algumas delas você lê abaixo.

Humberto Moises, CIO da Ipiranga
Categoria: Modernização da TI – Faturamento acima de R$ 5 bilhões

melhores práticas, negócios“Primeiro, preciso reconhecer todo o time da Ipiranga que, durante a pandemia, trabalhou fortemente para a concretização do Transforma TI. Ter um programa estruturado, com identidade visual e clareza de propósito, foi a partida para a conquista do Executivo de TI do Ano 2022. O programa #TransformaTI partiu do diagnóstico e análise de nossa estrutura e processos para entender como eram realizados os processos por coordenação e gerência. Identificamos as melhores práticas e revisamos as metodologias e processos. Foram criadas áreas como Gestão de Serviços, Tecnologia e Dados & Insight, e o modelo de atuação dos outros segmentos de tecnologia foi atualizado. Como resultado, os processos se tornaram mais claros e ágeis, de fácil entendimento e disseminação entre colaboradores. 

Temos ainda uma bela e divertida caminhada pela frente, mas já somos vistos como parceiros das diferentes áreas corporativas e temos um time mais propositivo, atuando em sinergia com o negócio – e entregando valor.”

Wilson Leal, CIO da Unimed Seguros
Categoria: Novos Modelos de Negócios – Faturamento até R$ 5 bilhões gestão de TI, executivo de TI do ano, melhores práticas, gestão de projetos de TI, negócios

“A equipe de Tecnologia e Inovação da Seguros Unimed trabalha em colaboração e em total simbiose com as demais áreas da companhia. Essa integração nos possibilita compreensão profunda da atuação da empresa no mercado e suas prioridades e, assim, propomos soluções que contribuam tanto para alcançar as metas de negócios como para entregar a melhor experiência ao usuário dos serviços da empresa. Este prêmio não se refere apenas ao meu trabalho, mas ao empenho de todos em direção a um projeto 360° da seguradora.

O desenvolvimento e a implementação do projeto SuperApp, que rendeu o prêmio Melhor Executivo de TI do Ano, é a materialização desse esforço coletivo. Estimulando os colaboradores em torno de um desafio comum, a empresa proporcionou todo o suporte necessário para aprendizagem e troca de saberes. Como uma empresa cooperativista, incentivamos o diálogo, a diversidade de ideias, o foco no cliente e, essencialmente, a colaboração entre as pessoas. Essa diretriz estratégica é a base para insights valiosos para o alcance das metas da empresa.”

Celina Marinho, CIO da Líder Aviação
Categoria: Produtividade – Faturamento até R$ 1 bilhão

negócios“A Líder investe em tecnologia, e nossos projetos são realizados por quem entende tanto de tecnologia como do nosso core business, que é a aviação. Por isso, eles são inovadores e bem aderentes à realidade da operação. São mais de 60 anos de história e nossos sistemas refletem toda essa experiência. No caso específico do Diário de Bordo Digital, que substitui os registros em papel de dados de voo e da situação técnica das aeronaves por registros digitais, o sucesso também veio de outros fatores, igualmente fundamentais: o forte engajamento da área, com a união do interesse, entendimento do processo e a implantação da tecnologia; e o apoio da superintendência da Líder.”

Fabiano Rustice, CIO das Pernambucanas
Categoria: Vantagem Competitiva – Faturamento até R$ 5 bilhões

gestão de TI, executivo de TI do ano, melhores práticas, gestão de projetos de TI, negócios“Nossos times de loja inspiraram a criação de uma ferramenta que oferecesse simplicidade de operação, viabilidade financeira e experiência que garantisse alta taxa de conversão de venda. Qualquer colaborador de loja é capaz de operar a plataforma e produzir suas lives, mesmo com um smartphone intermediário. Os custos da plataforma são baixos, o que permitiu a utilização por todas as 467 lojas do grupo. Além disso, a experiência para o cliente é incrível.

O trabalho envolveu a participação de nossos times de Marketing, Laboratório Digital, Tecnologia, Operações, além do nosso parceiro na criação e construção da plataforma, a Cliqx. Mas atribuo a conquista, mesmo, aos times de lojas, que buscam incessantemente atender às necessidades dos clientes.”

Evandro Forte, Gerente de TI da Lupo
Categoria: Foco no cliente UX/CX – Faturamento até R$ 5 bilhões

gestão de TI, executivo de TI do ano, melhores práticas, gestão de projetos de TI, negócios“O trabalho em equipe foi fundamental para garantir o sucesso do nosso case. Desde o início, nossos times multidisciplinares tiveram uma sinergia completa e muita vontade de fazer acontecer. Essa atitude conjunta, orientada pelo mesmo propósito, foi decisiva para conseguirmos esse reconhecimento, além, é claro, da infraestrutura completa que pudemos usufruir, como um laboratório de desenvolvimento de soluções tecnológicas para atender às demandas e desafios na evolução do varejo, tendo sempre o consumidor como norteador das soluções a serem desenvolvidas. Foi um privilégio estar à frente dessa equipe hands-on e com mindset de inovação, características que estão no DNA da Lupo.”

Helio Cordeiro Mariano, CIO da Alios
Categoria: Desenvolvimento – Transições Agile e DevOps

negócios“Tivemos coragem e ousadia em propor um projeto robusto para o Conselho de Administração e diretores, visando alcançar o objetivo estratégico de expansão com sustentabilidade, melhorando nossa oferta de produtos aos cooperados com eficiência operacional. 

Adotamos trabalho em equipe em todas as etapas, contratando talentos e montando times adequados para o tamanho do desafio, com muita participação, engajamento e foco nos resultados. Foi um projeto de pessoas para pessoas, desde os envolvidos diretamente na transformação até aqueles para os quais os novos ativos estão sendo construídos.

A comunicação foi intensa, com feedback constante, escutatória para corrigir rota, ajustar as rotinas e melhorar o desempenho. Acredito em uma liderança com olhar para três dimensões: gestão de indicadores e resultados; desenvolvimento das pessoas; e transformação do ambiente, inquietação para fazer diferente. Um líder que consegue atuar com seu time nessas três dimensões certamente se diferencia, alcança resultados e mantém a equipe engajada.”

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