Os comitês de crise estão instalados, mas os líderes de negócio e da TI têm decisões complexas a tomar e que vão além do imediatismo. Por isso, especialistas se unem para discutir, ao vivo, temas caros para as organizações de hoje
“Crise não gera problemas. Ela revela”. Foi assim que o filósofo Mario Sergio Cortella traduziu o cenário que vivemos, com a pandemia do coronavírus assolando todo o globo e impactando, indistintamente, os mais variados pilares da sociedade. No ambiente corporativo, os líderes da TI e dos negócios estão pressionados: por um lado, precisam responder com tempestividade às demandas capazes de garantir a operação hoje e minimizar os prejuízos; por outro, não podem deixar de pensar na retomada da organização.
É para apoiar esses profissionais na tomada de decisão e na gestão de crise que a Lozinsky Consultoria anuncia a série especial de lives “Da crise à retomada: a continuidade dos negócios durante e pós-pandemia”. De dentro de suas casas, sócios da consultoria e profissionais do mercado vão abrir suas câmeras para discutir, ao vivo, as questões que estão na agenda dos líderes de TI e negócios neste momento atípico, em duas lives: “CIO, uma jornada de emergências e planejamento“, e “Gestão de crises: por que a transformação de negócios não pode parar“.
“As decisões que tomamos hoje não são necessariamente definitivas, mas são as decisões necessárias para o momento”, diz Sergio Lozinsky, fundador da consultoria, explicando que a TI nunca esteve tão em evidência nas organizações, o que coloca o CIO à frente da tomada de decisões complexas, em um momento de inconstância. Por isso, a discussão passa, também, por insights da primeira edição do estudo “Jornada do CIO: da realização pessoal à transformação de negócios”.
Saiba mais sobre o conteúdo:
Live 1 – CIO: uma jornada de emergências e planejamento
Data: 14/04, terça-feira, às 11h
Participantes:
Contexto:
Os desafios atuais são complexos: o primeiro deles é entender como lidar com os comitês de crise, que precisam de uma resposta tempestiva ao negócio para atender ao cenário atual. Mas ainda é necessário administrar com os gargalos da equipe, que ficam ainda mais em evidência em cenários de pressão, nos quais é preciso conciliar as urgências com a manutenção de uma estratégia de médio e longo prazos.
Planos de transformação de negócios não podem parar por conta da crise, por mais desafiador que seja o cenário. A live trará, como insumo, extratos do estudo “Jornada do CIO: da realização pessoal à transformação dos negócios“, lançado pela Lozinsky Consultoria em março deste ano, com destaque às novas ameaças e oportunidades ao plano de carreira do CIO.
Live 2 – Gestão de crises: por que a transformação de negócios não pode parar
Data: 15/04, terça-feira, às 11h
Participantes:
Contexto:
Com empresas e líderes absorvidos pelo curto prazo, a já difícil tarefa de equilibrar decisões imediatistas com os passos de transformação de negócios ganha mais toques de complexidade. Em primeiro lugar, os recursos que estavam previstos para o longo prazo tendem a escoar pelo ralo das emergências.
A tarefa de liderar, por sua vez, torna-se mais árdua, tanto no que diz respeito a conceder autonomia à equipe quanto no próprio ato de decidir – função executiva que fica ainda mais solitária e pressionada. Em meio a isso, há a lida com o comitê de crise – cujos cuidados e ponderações podem minimizar impactos não desejados no futuro -, e com a TI – que tem um papel específico na manutenção das estratégias de longo prazo.