A parceria entre a Lozinsky Consultoria e a Creditas exemplifica como a escolha de ERP é um processo-chave na transformação de negócios, conferindo benefícios significativos à empresa
Eficiência operacional é uma espécie de Santo Graal das organizações: um objetivo que demanda longas buscas, com esforços que, não raro, passam longe do alvo. Atingir essa eficiência exige um caminho mais digital, diversificação de canais, redução de estoque, agilidade de recebimento, entre outros fatores – todos diretamente influenciados pela arquitetura de sistemas da empresa. Por isso, a seleção de software é crucial para seu sucesso.
Todo processo de seleção de software é parte de um projeto de transformação de negócios. Nesse sentido, o case que a Lozinsky Consultoria desenvolveu com a Creditas é exemplar. A fintech, uma plataforma digital com atuação nos ecossistemas automotivo, imobiliário e benefícios corporativos, tinha necessidade de um ERP robusto, que organizasse seu back office, em especial nos aspectos tributário e fiscal.
Segundo Eduardo Xavier, Head of Procurement da Creditas, a empresa contava com profissionais que haviam participado de uma seleção de ERP, e também buscou ainda mais experiência e expertise por meio de apoio consultivo externo para que, além destes atributos, aportasse senioridade na tarefa. Por meio de um benchmarking, chegaram à Lozinsky Consultoria.
O método da Lozinsky não segue um padrão pré-estabelecido. Apesar de ter templates e frameworks para esse tipo de trabalho, a estratégia envolve um entendimento da cadeia de valor do negócio do cliente, end to end, de modo a compreender como os processos-core e os processos de apoio serão atingidos por uma solução nova.
“Existe uma série de questões complexas nesse mapeamento de ponta a ponta. Um processo Req2Pay, por exemplo, envolve requisição de compras, geração de pedido de compra, configuração e estruturação fiscal, recebimento da nota, pagamento entre outros. Todas essas instâncias têm que ser testadas quando se vai implementar uma solução, para ver se é válida e se atende integralmente a necessidade do negócio. Por isso, esse é um dos processos mais nevrálgicos e importantes do nosso trabalho”, explica Enéas Rodrigues, sócio-consultor da Lozinsky Consultoria.
O primeiro passo nessa jornada de seleção de software foi montar uma equipe de consultores seniores para trazer modelos e experiências de outros projetos recentes, analisar os cases e encontrar correspondências que fizessem sentido para o cliente em questão. Nessa tarefa, a Lozinsky é auxiliada pela sua ampla experiência, que abrange praticamente todos os grandes segmentos de negócio, como saúde, indústria, serviços, varejo, energia e mineração.
O segundo momento foi uma análise do quanto o software selecionado vai atender com eficácia os processos do escopo, avaliando também sua possível interferência em outros processos que, mesmo fora do escopo original, podem ser impactados. Durante essa etapa, surgiram as necessidades de integração. “Nesse tipo de projeto, é preciso olhar para o panorama à luz do software a ser escolhido. Isso é fundamental, pois um dos maiores objetivos do trabalho de seleção é evitar customização excessiva e adaptações sistêmicas aos processos. O que se busca é fazer a revisão do processo todo com olhar para as boas práticas do negócio, de modo a dimensionar o quanto a solução pode ser aderente a ele sem muitas customizações”, explica Rodrigues.
Concluída essa avaliação, a Lozinsky entregou short lists com as empresas que poderiam dar conta dos desafios apresentados, contemplando não apenas o ERP, mas também soluções fiscais complementares e de gestão financeira avançada e outras. A partir daí, foram feitas RFPs para avaliar a qualificação das empresas listadas. Esse processo teve início de forma abrangente, e foi se afunilando até chegar a uma lista com apenas três proponentes, que tiveram que responder mais detalhadamente e de forma técnica como a solução atenderia aos requisitos e como ela seria implementada. Dessa lista, foram extraídos dois finalistas, que tiveram suas propostas discutidas junto à Creditas.
Enéas Rodrigues afirma que esse trabalho foi facilitado pelo cliente, em uma franca parceria. “A Creditas estabeleceu um processo com poucas camadas de decisão, bem horizontal. Os executivos de controladoria financeira gerenciavam as decisões, de modo que elas chegavam ao C-level com clareza. Tudo em reuniões simples, porque a comunicação funciona muito bem ali dentro.”
Da parte da Creditas, Eduardo Xavier destaca que “a Lozinsky está envolvida de ponta a ponta nesse processo, desde a seleção do software até o go live, que vai acontecer no início de 2023. Os relatórios da Lozinsky são muito robustos, com grande nível de detalhe e transparência, e o acompanhamento é constante e de alto nível”.
Xavier aponta, ainda, que a adoção da plataforma de ERP selecionada vai atender muito melhor as demandas do business da Creditas. “Como inovamos muito em nosso negócio, temos uma velocidade de mudança muito dinâmica. Por isso, optamos por elevar o nível de maturidade dos processos e trazer maior automação. Vimos que isso era necessário para estabelecer um crescimento sustentável, e esse projeto está atendendo esse propósito.”
Sobre a Lozinsky Consultoria
Lozinsky Consultoria resolve problemas complexos de negócio, colocando a tecnologia como alavanca do crescimento. Ajuda empresas a transformarem-se e garantirem seu lugar no futuro. Tem uma equipe experiente e multidisciplinar, capaz de diagnósticos precisos e posição agnóstica ao propor soluções.
Sobre a Creditas
Creditas é uma plataforma digital focada em melhorar a vida das pessoas na América Latina em três ecossistemas: auto, imobiliário e benefícios corporativos. A empresa disponibiliza um amplo leque de produtos e serviços aos seus clientes, incluindo soluções fintech, seguros digitais e soluções ao consumidor, usando sua tecnologia proprietária para oferecer uma experiência única. Sua carteira de crédito inclui crédito imobiliário, de veículo e empréstimo consignado, proporcionando acesso a soluções e serviços com opções integradas de financiamento e refinanciamento. Em soluções para o consumidor, oferece uma plataforma própria de seminovos (Creditas Auto) e, após seu investimento estratégico na Voltz Motors, motocicletas e scooters elétricas. Em seguros digitais, é a maior corretora independente do Brasil, oferecendo seguros de automóveis, residenciais e corporativos em parceria com mais de 16 operadoras. Fundada em 2012, emprega mais de 4.000 tripulantes (colaboradores) em escritórios em São Paulo, Barueri, Curitiba, Porto Alegre, Recife, Valência (Espanha) e Cidade do México. Recebeu aportes de fundos de capital de risco internacionais, que somam mais de US$ 879 milhões e foi reconhecida pelos rankings KPMG, Business Insider e Glassdoor como uma das fintechs mais promissoras do mundo.
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