Jornada digital: os passos mandatórios para a transição

Entender que a tecnologia é um pilar para a transformação do negócio e elaborar um diagnóstico profundo da organização constituem o ponto de partida para qualquer mudança

Ao passo em que a era digital ganha contornos mais claros, desconstruindo os paradigmas de gestão dos negócios, líderes de empresas em diversos setores questionam: qual a melhor forma de direcionar recursos, esforços e investimentos em tecnologia da informação, a fim de apoiar, efetivamente, as estratégias e o crescimento da organização?

Essa não é uma pergunta simples de ser respondida, até porque as novas tecnologias e as oportunidades por elas criadas abrem inúmeras possibilidades. Por isso, antes de discutir transformação digital e melhoria de processos, precisamos falar de transformação de negócios. Planejar a jornada digital significa entender que a TI não é centro de custos, responsável apenas por manter os serviços que suportam o funcionamento da empresa. A tecnologia passa a estar definitivamente inserida no planejamento estratégico.

A transição para a era digital pede alguns passos mandatórios:

  • Diagnóstico da situação atual e visão detalhada dos passos a trilhar para os próximos anos, de acordo com a estratégia de negócios. Isso é fundamental para garantir que a empresa como um todo trabalhe em conjunto, buscando o mesmo objetivo. A estrutura de feudos precisa acabar.
  • Nesse cenário, ganha força o Plano Diretor de Tecnologia da Informação (PDTI), documento que define ações não apenas para que a TI continue funcionando, mas principalmente para preparar a jornada digital e priorizar os investimentos de forma que estejam alinhados com a estratégia e com as expectativas dos líderes de negócio.
  • As frentes de atuação desse plano passam pelo investimento na arquitetura de TI, maturidade de processos, transformação de modelos de negócios, busca por um maior nível de automação e compliance, governança, formação de um time preparado para lidar com as demandas atuais e futuras e gestão de projetos.

Na Lozinsky Consultoria, entendemos que cada empresa tem a sua cultura e, por isso, nossa abordagem é personalizada para os diferentes clientes e segmentos. Os conhecimentos das boas práticas e a experiência adquirida por nossa equipe garantem planos de ação com alto valor agregado e evidenciam o Retorno do Investimento (ROI) em TI, a otimização dos recursos e o aumento da garantia de entrega dos projetos estratégicos da área.

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